Opa! Tudo bom gente? Antes de mais nada irei me apresentar dizendo que me chamo Rodrigo Constant, sou aluno de publicidade, carioca e ruivo (sim, eu disse RUIVO). Vou estar colaborando com o UM POR DIA e minha coluna se chamará UM POR VÍDEO. Sábado será o meu dia de estar aqui falando sobre como facilitar a vida de quem está aprendendo a editar agora.
Hoje vou apresentar a vocês uma das principais ferramentas de edição profissional, o Adobe Premiere. Vamos começar com um tutorial bem básico onde vamos ver como adicionar o vídeo que vai ser editado, colocar alguma música de fundo ou um texto e até mesmo algumas transições, apenas para podermos iniciar qualquer tipo de edição e para que você possa treinar durante a semana.
E aí, acharam difícil? Pois é gente, edição de vídeo não tem nenhum bicho de sete cabeças e vocês vão ver isso nas próximas semanas onde eu vou apresentar algumas de minhas criações e comentarei sobre elas afinal basta ter as ferramentas corretas e criatividade que o resto fica fácil.
Olá, rapazeada! Eu sou o Rafael Sorín (ou apenas Sorín), fotógrafo e estudante de publicidade e agora vou colaborar com o UM POR DIA. Estou estreando hoje a coluna UM POR FOTO. Toda quarta-feita eu vou falar aqui sobre tutoriais também, só que voltados para a fotografia.
Hoje começaremos com um efeito chamado Cut Out, ele é bem interessante e serve para darmos bastante destaque ao motivo. Quando ele tem uma cor forte ajuda bastante. Então aí vai um tutorial bem simples e rápido de como fazer os Cut Outs.
Viram? Bem simples mesmo, não é? Existe também outra maneira de apagar a parte que vocês querem deixar colorida. Você pode selecionar com a varinha mágica (Magic Wand) ou a seleção rápida (Quick Selection) e simplismente apertar o delete, pois a camada debaixo vai estar com a cor que você precisa.
Aí vai uma foto que eu fiz no Circuito das Estações na etapa de Inverno de 2011.
Foto sem edição
Foto editada
Espero que tenham gostado e semana que vem eu venho com mais dicas. =D
Boa noite galêres! Hoje, voltando da faculdade, eu e o Rodrigo Constant (co-autor do blog) nos deparamos com um amigo, o @lex_abreu, observando atentamente um mapa no metrô. Sim, um mapa (hein?). Eu explico!
Quando fomos perguntar, ele explicou que não estava olhando exatamente para o mapa, nem estava perdido, só estava reparando no design dos mini-ícones do metrô. Daí surgiu um debate mega acalorado sobre esse tipo de ícone iluminado - vulgo "glass balls" - que inclusive eu tinha acabado de aprender a fazer no logotipo da Claro no ultimo post. Nós achamos que a logo do Metrô Rio é basiquinha demais e poderia melhorar. Então resolvi fazer a minha versão dessa logo hoje (:
Achei alguns (muitos!) tutoriais sobre esse tipo de arte, mas escolhi esse aqui porque achei interessante a forma como foram feitas as sombras e luzes em uma só camada e com ferramentas diferentes. Não entendeu? Dá uma olhada!
Viram como ele usa pincéis e a ferramenta de subtração para dar o efeito degradê? É quase um desenho em uma única camada. Eu curti !
Nesse tutorial eu não tive nenhuma dúvida, mas vocês já sabem, é só perguntar.
Olhem só a comparação, e por favor ignorem a fonte que eu não consegui replicar (Eu também sou noob!), um dia a gente aprende a fazer isso no Photoshop juntos ;)
Oi gente! O tutorial de hoje é bem fácil também, minha amiguinha Roberta Oliveira Paola foi quem indicou. Créditos para ela! Obrigada Beta/
Quase não tenho o que falar sobre o vídeo porque está tudo muito bem explicadinho, com direito a atalhos e tudo mais, o que facilita demais o trabalho. Dá até pra fazer o logo de olhos fechados! Mentira, não dá não. Mas é muito fácil vê só:
As únicas observações que farei hoje são meio bestas, e nem é porque eu estou MUITO cansada e MORRENDO de sono, é porque só tive esses dois probleminhas mesmo. Obviamente se você tiver alguma dúvida pergunte, se eu não souber eu descubro (:
Então lá por volta dos 0:24 segundos do vídeo, quando ele diz "seguramos a tecla acima do enter", eu não faço idéia de que tecla seja essa porque acima do meu enter só tem o Backspace que serve para apagar ou o "." no teclado numérico. Nenhuma serviu pra nada! Então eu usei o atalho Alt + Shift para manter a circunferência perfeitinha e pronto.
E agora muito importante: é só isso. Olha só que bonito!
Em caso de duvidas, ligar para 0800-deixe um comentário mesmo ok?
Pois é gente, mal comecei e já me enrolei. Pelo jeito nos fins de semana isso vai ser comum porque eu também sou filha de Deus, e preciso dar alguma atenção ao meu namorado lindo que eu amo muito! *Momento homenagem brega*
Mas não se desesperem, não vou deixar ninguém não mão! Quando isso acontecer eu postarei algum tutorial bem fácil pra exercitar ou uns toques legais pra quem está começando. E hoje, como eu atrasei 2 dias, vou fazer as duas coisas. Começando pelo logo do nosso buscador preferido de todos os tempos, o mestre Google.
Esse tutorial é muito muito fácil e é bom pra exercitar os estilos de camada e tudo mais. Dou a dica: brinquem bastante com isso ai meu povo que é fuçando que se aprende, não é difícil, juro.
Clica na imagem pra ver o tutorial completo ;)
E se você é muito noob e ficou se perguntando "Mas onde é que eu baixo essa fonte?", pergunta ao Google meu filho!
Mentira, vou ser boazinha. Clica AQUI, baixa esse arquivo e depois move ele para a pasta Meu computador > Disco local (normalmente é o C:) > Windows > Fonts e pronto, está instalada a Catull. Aliás, sempre que precisar instalar alguma fonte o processo é o mesmo. Eu gosto de baixar as fontes no DAFONT.COM, tem de tudo lá.
O outro link que eu vou postar na verdade não é um tutorial, é uma dica.
Eu ainda sou muuuito lenta (assim como todo noob é) nesses programinhas, e fico babando com os experts que fazem quase tudo no teclado e são MUITO mais ágeis por isso. Por isso eu indico esse link (AQUI) com alguns atalhos do photoshop e recomendo que você tenha ele armazenado em algum lugar pra ir usando e se acostumando. Ajuda bastante!
Parece difícil, e no inicio é mesmo pra falar a verdade. Isso porque para nós, noobs de carteirinha, um pequeno engano pode parecer o fim da picada e complicar tudo. Eu explico isso já já.
Primeiramente, vamos ao primeiro tutorial TAN DAN! Escolhi esse porque não é tão complicado, mas por ser um vídeo muito rápido, faz o cara que gravou parecer um designer megaboga master modafucker! E sem querem ofender, nem é tanto assim viu, dá pra qualquer um fazer se for perseverante e tiver a minha ajuda ;D
Vamos lá ao que interessa, assistam o vídeo, minhas observações vêm logo em seguida.
Se você não entende lhufas de Photoshop ou nunca usou esse negócio na vida (É de comer?), dê uma olhadinha nesse TUTORIAL que apresenta as ferramentas todas bonitinhas.
POIS BEM, passo-à-passo o negócio é assim:
1º Abrir um novo documento com largura 650 pixels, altura 500 pixels e resolução de 72 pixels/polegada.
Muito importante:
PELO AMOR DO SANTO CRISTO, não inventem de mexer na resolução ou no tamanho, isso causa um erro no 5º passo que me fez empacar, pedir socorro e até tentar construir uma grade de zilhões de quadradinhos que tomaria muitas horas do meu precioso tempo. Era a resolução, que bom!
2º Com a ferramenta "lata de tinta", pinte o plano de fundo de preto.
3º Crie uma nova camada lá na aba Camadas ou "Layers" se você estiver usando o Ps gringo. Tem um linkzinho ao lado da lixeira que parece um post-it azul com uma orelha no cantinho.
4º Com a ferramenta de seleção "letreiro retangular" selecione um retangulo do tamanho que você quer que seja o logo em si. Use a lata de tinta para colorir o retangulo de preto.
5º Lá em cima, selecione Filtro > Estilização > Ladrilhos e altere o valor do número de ladrilhos para 10 e o deslocamento máximo para 1. Clique em ok.
Ainda com a ferramenta de seleção, marque as bordas grossas que sobraram embaixo e na lateral direita da grade e clique Delete. Clique Ctrl+D para cancelar a seleção.
6º Ainda na Camada 1, vá lá em cima em Filtro > Desfoque > Desfoque de movimento e altere: o ângulo para 90 e a distância para 60. Clique ok.
7º Agora vá em Editar > Transformação > Deformar e lá no canto superior esquerdo onde está escrito "Personalizada" mude para "Sinalizador". O símbolo parece uma bandeirinha ao vento.
Dê "Enter" para aplicar a transformação.
8º Clique duas vezes em cima da "Camada 1" lá na aba camadas, à sua direita. Na tela "Estilo de camada" selecione "Sobreposição de degradê" e altere o modo de mesclagem para "Multiplicação".
Clique encima do degradê para escolher as cores, ajuste a escala da forma que preferir e altere o ângulo para zero.
E PRONTO! Agora é só acrescentar o texto que quiser e está pronto. O meu ficou assim:
Nem foi tão difícil né? Se foi, comenta aí embaixo que eu tento ajudar.
Sim meus caros, este blog não servirá para muito mais do que a descrição lá em cima no header já diz. Ele é uma chuva de coisinhas feitas por mim todos os dias para exercitar o meu aprendizado em arte gráfica.
Porééém, tenho uma notícia que pode ser bastante útil jovens: Eu sou uma noob! Sim, uma publicitária newbie de 21 anos que pouco entende de programas de edição e criação mas está tentando consertar esta gafe quilométrica a-go-ra, JÁ!
Até aqui, você deve ter pensado "blá blá blá, que sono, blá blá blá, whatever, blá...". Não te culpo leitor, vamos logo então ao que interessa. Nestes posts diários usarei como guia um tutorial diferentepor vez, seguido de comentários e dúvidas (se houverem), queira Deus (com letra maiúscula), já esclarecidas e fordummieadaspara noobs como nós!
Hoje à noite sai o primeiro tutorial que eu ainda vou escolher no WEBTUTORIAIS, e aceito sugestões. E POR DEUS quem sacar mais que eu (o que não é muito difícil) e souber ajudar, me dê socorro no TWITTER ou no Facebook! Seria O FIM começar errado né gente!
Espero que dê certo essa coisa de "todo dia", e que dê ibope essa coisa de mastigar os tutoriais para os dummies.